Quando a luz da injeção eletrônica não apaga: o que pode ser?

quando a luz da injeção eletrônica não apaga

Índice

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga, mais especificamente a luz de verificação do motor, aquela escrito “check”, provavelmente seu carro está indicando que o sistema de diagnóstico a bordo (OBD II) encontrou uma falha em alguns dos sistemas.

Vale lembrar que a injeção eletrônica é intimamente interligada aos sistemas de emissão, ignição, combustível ou escapamento do veículo. Para melhor verificar onde exatamente ocorre a falha, é necessário fazer um diagnóstico automotivo avançado no sistema de injeção eletrônica do seu carro.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga – Como identificar problemas

A luz da injeção eletrônica é uma luz de contorno amarelado ou laranja com a palavra “check” ou “service engine” e deve acender por alguns segundos quando ligamos o motor, simultaneamente com outras luzes de advertência.  O problema ocorre quando a luz da injeção eletrônica não apaga, permanecendo acesa por mais tempo do que deveria ou fica piscando. Nas próximas linhas iremos ver juntos o que isso pode significar.

O sistema de diagnóstico a bordo (OBD II) começou a ser fabricado em série a partir de linhagens automotivas de 1996.

O sistema OBD-II possibilitou a universalização de códigos de erro de injeção eletrônica para que ocorra um diagnóstico automotivo facilitado, de forma que mundialmente o significado de um erro seja o mesmo pois compartilham de um mesmo código que pode ser acessado por um conector universal.

Problemas na injeção eletrônica que ocorrem quando a luz não apaga

Antes de 1996, os carros eram carburados ou tinham seu próprio sistema de diagnóstico automotivo que muitas das vezes não era tão intuitivo e fazia com que as oficinas se especializassem em determinadas marcas de carro somente.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga podem estar ocorrendo desde problemas simples como  tampa de gasolina solta, sensor de oxigênio ou vela de ignição com defeito, até coisas mais graves, como um conversor catalítico defeituoso, ou problemas graves de falha no motor.

Dessa forma, não podemos ignorar esse sinal. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga você provavelmente precisa de um diagnóstico automotivo avançado que te mostre o que exatamente você precisa consertar no carro e explicaremos adiante o por quê.

Todos os carros e caminhões leves tem diagnósticos a bordo que devem detectar problemas relacionados ao motor que afetam os sistemas de controle de emissões. Entretanto, cada marca tem a luz programada de uma forma, podendo sinalizar ou não sinalizar alguns defeitos que em outras marcas são sinalizados mais explicitamente.

Em outras palavras, a luz da injeção eletrônica irá acender somente para as falhas para a qual a sua central de injeção eletrônica foi programada de fábrica.

Temos como exemplos os sistemas mais antigos como o do Palio, Uno e do Corsa, onde as centrais não pegam os defeitos de falha de ignição e falha de cilindros.

Esses carros acabam sinalizando com a luz de verificação do motor apenas quando ocorre um defeito de falha de sensores e alguns atuadores específicos. Os exemplos citados se referem a modelos mais antigos, anteriores aos modelos de carros dos anos 2000.

Como cada motor e eletrônica embarcada tem suas particularidades de acordo com o ano de lançamento e marca, é necessário o diagnóstico avançado com osciloscópio.

Mas por que é preciso fazer um diagnóstico automotivo em casos assim?

quando a luz da injeção eletronica acende o que pode ser

Muitas pessoas chegam na oficina e pedem para passar o aparelho de scanner automotivo quando a luz da injeção eletrônica não apaga, porém, muitas nem chegam a resolver o problema.

O que acontece às vezes é da falha indicada ser um código de defeito temporário que resolve ao desligar e ligar novamente algum componente.

Para esses casos que não se resolvem dessa forma é que se faz necessário um diagnóstico automotivo mais detalhado.

 

O problema de se detectar problemas na luz da injeção eletrônica de forma inadequada

Muitos colegas que trabalham com reparo de injeção eletrônica ainda não se atualizaram e ficaram presos na metodologia antiga onde somente se utilizava o scanner automotivo  para diagnóstico automotivo.

O problema é que o scanner não dá 100% de certeza diagnóstica, e por exemplo, já peguei muitos casos onde ocorria erro de código P0300, P0301,P0302 e assim por diante, significando falha de múltiplos cilindros.

Porém, qual o motivo da falha dos cilindros?

Entre os diversos problemas que podem causar falha de cilindros, para se ter ideia da enorme variedade de causas, constam, por exemplo: defeitos de velas, cabos, bicos injetores, bobina e cabeçote. É quase impossível adivinhar a verdadeira causa e resolver o problema pela raiz sem um diagnóstico automotivo avançado adequado e com efetividade.

Imagine então quem teve a atitude correta de ir atrás de um mecânico quando a luz da injeção não apaga, porém, caiu na mão da pessoa errada.

Muitos profissionais estão defasados e realizam diagnóstico apenas com scanner automotivo, faltando informações palpáveis sobre o problema.

E o que era um problema no cabeçote, pode ter custado três vezes mais, pelo gasto gerado ao trocar peças no “achismo”.

Complicado, não é mesmo?

Exemplos do dia a dia com problemas de luz da injeção acesa

Um clássico exemplo que vejo diariamente na minha oficina de injeção eletrônica é o caso da luz da injeção eletrônica acesa de um Renault Duster que na verdade indica um defeito na válvula solenoide da partida a frio.

Se a luz de verificação do motor estiver acesa ou piscando, isso é uma indicação clara de que alguma falha na ignição ou outro problema mais sério, como vimos acima, deve ser verificado e resolvido em uma oficina de injeção eletrônica especializada. Ignorar a luz acesa da injeção eletrônica pode aumentar as chances de problemas adicionais como danos a um conversor catalítico caro ou ao motor.

Então, caso a luz da injeção eletrônica estiver acesa e piscando, não hesite e leve o mais rapidamente possível para um especialista.

O que fazer quando a luz da injeção eletrônica não apaga antes de levar na oficina?

Uma coisa para se fazer antes de buscar a oficina em casos onde a luz do motor estiver acesa mas sem piscar é apertar a tampa do tanque de combustível. Uma simples tampa solta pode acionar um aviso de verificação do motor. Verifique se após várias partidas do motor no dia seguinte a luz da injeção eletrônica se apaga. Caso não, então é algo mais sério.

Em alguns casos, substituir a tampa de gasolina que está gasta e não veda corretamente pode te ajudar a resolver esse problema. Caso ainda assim seu carro persista com a luz da injeção eletrônica acesa, então leve-o para uma oficina especializada em injeção eletrônica.

Mesmo que o carro seja novo, não ignore os sinais quando a luz da injeção eletrônica não apaga.

Quando a luz da injeção eletrônica não apaga, pode significar os seguintes problemas:

  1. Tampa de gasolina solta
  2. Problemas de ignição
  3. Problemas de vela, cabos ou bobinas
  4. Defeito nos bicos injetores
  5. Falha grave de motor

 

Aqui na oficina de injeção eletrônica Arantescar possuímos tecnologia e conhecimento para te ajudar a resolver qualquer problema relacionado a injeção eletrônica e eletrônica embarcada de automóveis.  Atendemos a toda cidade de São Paulo e adjacências (Grande São Paulo, Interior de São Paulo e Litoral de São Paulo), então traga seu veículo para que possamos resolver seu problema!

Conteúdo parcial obtido por livre tradução dos artigos “What Does the Check Engine Light Mean” do blog Car e “What Does Your Check Engine Light is Telling You” do blog da Edmunds. Os exemplos de defeitos e casos acima citados foram obtidos da experiência do proprietário da Arantescar.

 

 

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