Problema na injeção eletrônica: saiba como identificar os 10 principais sinais

problema na injeção eletrônica: imagem mostrando bico injetor

Índice

Um problema na injeção eletrônica nunca é silencioso – você perceberá sinais claros.

A injeção eletrônica é responsável por injetar gasolina na combustão no tempo certo e em quantidade adequada para gerar melhor eficiência e economia.  Para identificar quando há um problema na injeção eletrônica você precisa ficar atento a alguns defeitos que podem ocorrer, conforme especificarei no decorrer desse artigo.

A sua injeção eletrônica mostrará quando estiver com problema, podendo te indicar sinais antes mesmo de que o defeito seja instaurado. Existem diversos sinais de que a injeção eletrônica está com problema e que você não deveria ignorar. Alguns são mais fáceis de perceber mas outros são um pouco mais traiçoeiros.

No artigo de hoje, daremos uma visão geral dos 10 principais sinais de que você pode estar com problema na injeção eletrônica. Ao perceber qualquer desses sinais, leve seu carro para ser diagnosticado e consertado em uma oficina especializada em injeção eletrônica.

Problemas na injeção eletrônica: Qual a importância?

Bem, de maneira resumida, a injeção eletrônica é um sistema moderno de gerenciamento do motor. A função primordial é fornecer  e controlar a quantidade ideal de combustível e ar para gerar combustão para cada etapa do ciclo de rotação do motor.

solenoide da injeção eletrônica

O bico injetor pulveriza combustível no cilindro do motor para que o processo de combustão interna possa começar. Entretanto, existe a forma certa do bico injetor realizar sua função.

O combustível deve ser injetado no tempo certo, na quantidade certa e na pressão, ângulo e padrão e velocidade de jato certos.

O ECU (Engine Control Unit, ou Unidade de Controle do Motor) é um computador central, frequentemente chamado de módulo da injeção eletrônica e que tem como função principal assegurar que o bico injetor dispare a quantidade certa de combustível no momento certo, através da atuação de diversos sensores e atuadores da injeção eletrônica.

A bomba de combustível veicular manda gasolina do tanque para o motor através dos bicos injetores através da comunicação do ECU, e este, por sua vez, determina a abertura do solenóide do injetor de combustível que permite que o combustível pressurizado seja pulverizado no cilindro do motor.

Esses problemas na injeção eletrônica são importantes pois podem preceder danos maiores ou até mesmo tornar seu carro inoperável enquanto não consertar.

Quais são os sinais de que a injeção eletrônica está com algum problema?

  • 1)  Marcha lenta irregular ou carro “morrendo”

 

  • Porque seu veículo não está recebendo combustível o suficiente ou está com um padrão irregular de suprimento de combustível devido a algum problema na injeção eletrônica, a RPM (rotação por minuto) cai abaixo do nível ideal, resultando em uma marcha lenta irregular ou até mesmo violenta. Se o RPM cair demais, o carro irá morrer e você precisará reiniciar. É muito comum nesses casos o motorista parar o carro no farol e sentir um chacoalho ou vibração no carro devido a alterações bruscas de RPM e consequentemente, o carro morrer no farol.

 

  • 2) Motor vibrando

 

  • Quando há algum problema com a injeção eletrônica o cilindro não receberá  combustível necessário para acender. Dessa forma, o cilindro irá “soluçar”, gerando vibrações que significam que o motor está tentando completar cada ciclo sem combustível.

 

  • Se o motor não recebe combustível suficiente em seus cilindros devido algum bico injetor entupido, por exemplo, ele pode falhar. Não necessariamente a falha do motor é relacionada exclusivamente a bico injetor com defeito ou entupido. O ideal é realizar um diagnóstico automotivo avançado para determinar a causa da falha do motor. Um motor falhando pode desde impedir uma aceleração do veículo até torná-lo completamente inutilizável até que você repare o problema na injeção eletrônica de forma adequada.

 

  • 3) A luz  da injeção eletrônica fica acesa ou piscando

 

  • Um dos mais óbvios sinais de que você tem algum problema na injeção eletrônica é quando a luz de verificação do motor fica acesa ou piscando continuamente. Embora várias coisas possam disparar a luz da injeção eletrônica, é possível que uma das causas seja um defeito na injeção eletrônica. Para descobrir exatamente a causa, o uso de ferramentas de diagnóstico avançado é necessário.

 

  • 4) Vazamento de Combustível

 

  • Se sua injeção eletrônica estiver com problema ou quebrada, então pode estar vazando gasolina dela. Isso significa, em outras palavras, que o combustível não estará chegando até os bicos injetores, mas ao invés disso, vaza desde o corpo.Se você conferir a injeção eletrônica e observar rastro de gasolina ou vazamento do lado de fora, pode ser que precise de reparo. Frequentemente o vazamento está vindo de uma injeção eletrônica que se deteriorou com o tempo.

 

  • 5) Cheiro de Combustível

 

  • Além de um vazamento de combustível, quando a gasolina não está chegando até a combustão devido um bico injetor danificado ou entupido, você irá sentir cheiro de gasolina. O problema pode ser na linha de combustível ou em um sensor defeituoso contando à ECU para injetar mais combustível do que o necessário.O ideal é descobrir a fonte do cheiro de gasolina e consertar antes que se torne um grande problema de segurança.

 

  • 6) A rotação do motor pode aumentar repentinamente

 

  • A maioria dos problemas na injeção eletrônica que afetam o motor está relacionada a um bico injetor de combustível entupido ou sujo. No entanto, às vezes um bico injetor de combustível ruim pode borrifar muito combustível no sistema de combustão, e isso é tão ruim quanto borrifar muito pouco de combustível.

 

  • O sistema de combustão requer uma proporção específica de ar-combustível. Se por um lado ter muito combustível pode fazer com que o motor pule, pois não é capaz de queimar o excesso de combustível, com mais combustível, a rotação do motor aumentará significativamente, mesmo se a carga ainda for constante.

 

  • 7) Pouca ou nenhuma economia de combustível

 

  • Um problema no bico injetor ou na injeção eletrônica como um todo pode levar  a uma queda  significativa na economia de combustível. Isso ocorre porque a ECU está exigindo mais combustível do bico injetor mas não o está recebendo na câmara de combustão. Quanto menos combustível chegar ao motor, menor será a economia de combustível.Você pode passar por essa perda de economia de combustível quando os bicos injetores estiverem entupidos ou vazando, por exemplo.

 

  • 8) Seu veículo pode falhar no teste de emissão

 

  • Um bico injetor quebrado pode causar queima de combustível incompleta ou vazamento de combustível resultando em mais emissões. Esse é um problema na injeção eletrônica que fará com que seu veículo não passe no teste de emissões.O aumento no número de emissões ocorre quando você tem um bico injetor vazando ou quebrado, resultando em uma mistura de combustível e ar tão rica que queima o conversor catalítico do carro no longo prazo, acarretando em um defeito muito mais grave e caro de se resolver.Se você deseja evitar esse tipo de problema na injeção eletrônica e reduzir suas emissões antes de um teste de emissão, é essencial que busque por uma oficina de confiança e realize limpeza de bico injetor como uma forma de manutenção de rotina.
  • 9) Problemas na injeção eletrônica podem apresentar mais do que um dos sintomas acima

Em alguns casos a causa do problema pode ser diversificada, com mais de um efeito causal. Nesses casos você pode experienciar tanto vibração de motor, falha e problemas com vazamento de combustível e emissão, quanto sintomas que afetem mais diretamente você enquanto motorista, como é o caso da perda de economia de combustível.

  • 10) Às vezes você só percebe quando o carro falha na ignição

Similarmente ao que ocorre quando o motor falha por falta de combustível fornecido na quantidade e momento certos, o carro pode simplesmente não dar a partida e sustentar, principalmente em alguns modelos de carros mais sensíveis à alteração da mistura estequiométrica.

Quais são os sinais de um bico injetor entupido ou sujo?

bico injetor sujo

Diagnosticar corretamente um bico injetor entupido não é tão fácil pois eles tem sintoma semelhantes ao de bobina ou vela de ignição quebrados. Talvez um cilindro ou mais não funcione.  O que causa o entupimento dos injetores de combustível é a presença de carbono, combustível velho e resíduos. Em outras palavras, esse tipo de problema na injeção eletrônica ocorre quando há acúmulo de resíduos tão grande que atrapalha o fluxo livre de combustível para o motor.

Por outro lado, consideramos um bico injetor sujo quando os aditivos e hidrocarbonetos que forma os combustíveis de hoje, junto ao carbono e à sujeira do motor, resultam em restrição nos bicos injetores. Dessa forma, a taxa de fluxo do bico injetor, a distribuição e atomização serão prejudicadas, levando  a todas as formas de problemas na injeção eletrônica que pioram o desempenho do carro.

E não adianta simplesmente usar solvente ou qualquer produto para realizar a limpeza: a melhor forma de lidar com esses problemas é realizar a limpeza profissional com maquinário e metodologia profissional.

Como resolver problema na injeção eletrônica?

Seja qual for o motivo que te fez pesquisar por sintomas de um problema na injeção eletrônica, é importante saber que é possível diagnosticar corretamente os defeitos e prevenir assim danos definitivos ou que resultem em consertos ainda mais caros.

Obviamente tal manutenção e reparo requer o auxílio de um profissional habilitado, com competência e experiência suficientes para te garantir o melhor serviço possível em reparo de injeção eletrônica.

A Oficina de injeção eletrônica Arantescar funciona de segunda a sábado na R. Augusto Montenegro 390, Parque Edu Chaves, na zona norte de São Paulo – SP e atende clientes de todas as regiões do Estado de São Paulo que a procuram pelo melhor serviço de diagnóstico automotivo da região.

Traga seu carro para uma verificação, e se necessário, manutenção da injeção eletrônica ou de bico injetor.

Trabalhamos com diagnóstico automotivo avançado, o único que te dá certeza do diagnóstico com 100% de acurácia e fidelidade.

 

Juninho

Juninho

Especialista em injeção eletrônica e diagnóstico avançado.
Proprietário da Arantescar, oficina que entrega os melhores resultados em São Paulo.

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