13 maneiras de como evitar problemas na injeção eletrônica

Índice

Se você já precisou de serviços especializados para problemas na injeção eletrônica deve saber o quanto é custoso esse reparo muitas vezes.

Porém, alguns problemas podem ser evitados de forma simples.

o que causa problemas na injeção eletrônica

Hoje apresentarei 13 maneiras comprovadas de como evitar problemas na injeção eletrônica e prolongar a vida útil dela. Buscamos reunir as principais formas de você evitar esses problemas.

Então leia com atenção e saiba o que causa problemas na injeção eletrônica, evitando maiores dores de cabeça.

Como evitar problemas na injeção eletrônica?

  1. Abasteça com combustível de qualidade.

    A função da injeção eletrônica é ser uma intermediadora da passagem de combustível para o motor. Portanto, ao fornecer um combustível de baixa qualidade podemos comprometer o funcionamento de válvulas, bicos injetores e outros componentes.

  2. Nunca ande com o combustível na reserva.

    O que resfria a bomba elétrica de gasolina é o próprio combustível e ao andar na reserva, você diminuirá a vida útil dela. Outro ponto é que a gasolina acumulada no fundo do tanque costuma ter alta quantidade de impurezas.

  3. Prefira combustível aditivado.

    A principal diferença entre gasolina aditivada e a comum é que a aditivada possui também 25% de etanol anidro e é acrescida de detergentes e dispersantes. Isso é especialmente útil para manter os bicos injetores, filtro e demais componentes limpos, evitando a formação de gomas de sujeira.

    Dispersantes tem a função de quebrar e eliminar impurezas através do sistema de combustão.

  4. Fique de olho na luz da injeção eletrônica quando acende

    Uma coisa que você precisa se atentar é que a luz da injeção eletrônica quando acende na grande maioria das vezes sinaliza algum problema que precisa de atenção.

    Como já dissemos, é uma luz de coloração laranja ou vermelha e que tem o formato de um motor. É normal que a luz acenda por alguns segundos ao ligar o veículo, porém, se a luz permanecer acesa é um aviso que não pode ser ignorado.

    Para saber o que pode significar quando a luz da injeção eletrônica não apaga, acesse nosso artigo.

  5. Troque o óleo do motor periodicamente

    Para o bom funcionamento do seu carro você precisa realizar manutenção periódica e um dos itens para se atentar é o óleo lubrificante do motor.

    Respeite o prazo de troca estabelecido pelo fabricante e evite o acúmulo de resíduos que podem prejudicar seu sistema de injeção eletrônica.

  6. Faça manutenção preventiva

    A injeção eletrônica tende a ficar entupida quando você dirige seu carro por alguns anos e isso pode te fazer passar por alguns problemas de motor.

    Os problemas de bico injetor entupido vão desde aceleração errada até som de estalo, milhagem de gasolina reduzida ou uma performance de motor ruim.

    E ainda, alguns podem passar por soluços do motor mesmo realizando a manutenção periódica do mesmo.

    Por isso, é importante realizar a limpeza de bicos injetores pelo menos a cada 36 meses ou 40.000 km rodados. Realizamos esse serviço aqui na Arantescar.

  7. Quando seu carro consome mais combustível do que o normal, fique de olho.

    Isso pode ser um sinal de que há problemas na injeção eletrônica que precisam da sua atenção. Caso deseje conhecer os problemas mais comuns de injeção eletrônica, se liga nesse artigo.

  8. A formação de carvão no sistema de combustão pode ser evitada através de manutenção preventiva

    A manutenção preventiva nada mais é do que uma limpeza especializada no seu sistema de injeção eletrônica. A importância dessa manutenção vai muito além da necessidade de diminuir a emissão de gases poluentes, tem a ver também com a vida útil do seu motor e do carro em si.

  9. Quando o motor falhar pela manhã ou for difícil para ligá-lo, pode ser necessário uma limpeza ou manutenção.

    Dentre os vários defeitos de injeção eletrônica que são relacionados a um bico injetor entupido, a falha do motor costuma ser a mais frequente.

  10. Ao ligar o carro com o pé no acelerador você forçará a partida em uma velocidade acelerada que logo em seguida será reduzida.

    Além de forçar o motor não há nenhum sentido em realizar isso. Seu carro foi projetado para que haja uma mistura ideal de ar e combustível para cada ciclo de rotação do motor. Lidar com ele dessa forma pode fazê-lo afogar ou trazer outros danos.

  11. Fazer “chupeta” pode ser prejudicial se feita de forma errada.

    Se você fizer chupeta (ou emprestar energia da bateria) e inverter os polos ou sobrecarregar o cabo da bateria pode queimar os componentes eletrônicos do seu carro.

  12. Não utilize WAP ou  hidrojatos similares para limpar seu motorAo lavar o motor com jatos de alta pressão você pode danificar os componentes eletrônicos permanentemente ou fazer seu motor falhar.
  13. Não tente limpar os bicos injetores com produtos alternativos

    Ao usar “dicas” da internet você pode estar colocando em risco sua segurança e a vida útil do seu carro. Muitos blogs ensinam limpar os bicos injetores com os mais variados tipos de solvente e produtos inadequados que somente danificarão seu veículo.

     

Agora que você já sabe o que causa problemas na injeção eletrônica, compartilhe com seus conhecidos que podem aproveitar esse material.

Se você precisa de um diagnóstico avançado automotivo ou limpeza de bicos injetores não deixe de contatar a Arantescar – Especializada em Injeção Eletrônica em São Paulo. Certamente podemos te ajudar a evitar ou consertar problemas na injeção eletrônica.

 

Juninho

Juninho

Especialista em injeção eletrônica e diagnóstico avançado.
Proprietário da Arantescar, oficina que entrega os melhores resultados em São Paulo.

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