Olá pessoal, tudo bem?
Trago hoje uma das dúvidas mais frequentes de quem entra em contato com o diagnóstico avançado pela primeira vez: o que significam aqueles códigos OBD2 que o scanner acusa, que são p0100 ou algo parecido?
Provavelmente você chegou aqui para ter acesso a código de falha OBD2 PDF para baixar, então, caso já saiba ler os códigos, pode pular para o final do post, combinado?
Agora continue lendo para saber mais…
Afinal, o que são os códigos de Falha OBD2?
Com o passar dos anos, mais e mais se escuta falar sobre diagnóstico automotivo avançado, mas afinal, o que é código OBD2?
Em sentido literal, OBD2 significa ‘on-board diagnostics’, isto é, diagnóstico de bordo do seu veículo.
O código OBD2 nada mais é do que um protocolo de padronização usado por fabricantes de veículos para transmitir informações sobre o veículo examinado.
Consiste em um código obtido por meio de um conector de 16 pinos (J1692) com o objetivo de transmitir informações diversas sobre o veículo, desde injeção eletrônica, até bomba de combustível, estado das velas, etc.
A história do OBD2 acompanha o surgimento da injeção eletrônica em meados de 1996, quando os países e as respectivas montadoras estavam preocupados com a emissão de gases poluentes decorrentes da queima de combustível.
O código OBD2 surgiu da necessidade de unificar as informações dos veículos, que até então, eram diferentes de montadora para montadora.
No começo, existiam 4 tipos de protocolo: SAE J1850 PWM (Ford), SAE J1850 VPW (General Motors), ISO 9141-2 (Chrysler, carros europeus e asiáticos), ISO 14230 KWP2000 (maioria dos carros europeus).
Isso causava muita confusão na hora de diagnosticar o veículo, já que cada padrão tinha uma função e mapeamento diferentes para cada pino, alterando dessa forma o resultado do código informado.
O Brasil adotou o padrão OBD2 (ISO 15765 CAN) em 2010, ocasionando grande avanço no campo do diagnóstico automotivo avançado.
Com isso, é possível acessar as informações e códigos de erro do veículo através de um aparelho Bluetooth ou GSM, além de existirem scanners mais sofisticados que além de ler, alteram e modificam os códigos apresentados.
Antes da adoção do padrão OBD2, o diagnóstico por scanner era realizado por mecânicos especializados que tinham acesso somente àquela marca.
Por isso, esse atendimento era mais caro e difícil de se conseguir. Hoje em dia, o OBD2 possibilitou a popularização do conserto de central de injeção eletrônica e do diagnóstico por scanner automotivo.
Como o computador se conecta com o carro através do OBD2?
Alguma vez você já levou seu carro no mecânico e ele o conectou em um computador, emitindo um diagnóstico do problema do seu carro, ou até solucionando-o após acessar informações no computador?
Pode até parecer que está te tapeando, mas na verdade ele está apenas aproveitando a tecnologia do OBD2. A ECU (ou Central Eletrônica do Motor) recebe diversos dados por segundo, definindo o que cada item do carro irá fazer, influenciando nos giros do motor, aceleração, estabilidade em curva, entre outras informações importantes.
Qual o grau de confiabilidade do scanner? Os resultados são garantidos?
É importante salientar que mesmo realizando testes com scanner, a confiabilidade (ou seja, a precisão) é de 80%. Somente com um diagnóstico automotivo avançado usando osciloscópio e transdutores, você consegue obter 100% de certeza diagnóstica.
Como ler códigos OBD2 – Guia completo
Observe a imagem abaixo e em seguida leia a explicação que segue:
O Primeiro Caractere ( Letra) do código OBD2
Todos os códigos OBDII começam com uma letra que denota a parte do veículo que tem uma falha.
P – Trem de força ou Power Train. Ele inclui o motor, a transmissão e todos os acessórios associados.
U – Integração de rede e veículo. Estas são funções que são gerenciadas e compartilhadas por sistemas de computador de bordo.
B – Carroceria. Estas são peças encontradas principalmente na área do compartimento de passageiros.
C – Chassi. Abrange sistemas mecânicos e funções como direção, suspensão e frenagem.
O Segundo Caractere (Número)
Um número geralmente segue a primeira letra. Este número só pode ser ‘0’, ‘1’, ‘2’, ou ‘3’.
0 – Se for um ‘0’, ‘2’, ou ‘3’, o código é um código padronizado (SAE); também conhecido como código genérico
1 – Se for um ‘1’, você está olhando para um código específico do fabricante
O Terceiro caractere (número/letra) do código OBD2
Este número denota o sistema particular do veículo que tem uma falha. Há oito sistemas no total:
0 – Medição de combustível e ar e controle auxiliar de emissões
1 – Medição de combustível e ar
2 – Medição de combustível e ar (circuito injetor)
3 – Sistemas de ignição ou falha de partida
4 – Controles de emissões auxiliares
5 – Controle de velocidade de veículos e sistemas de controle de inatividade
6 – Computador e circuito de saída
7 – Transmissão
A-F – Códigos Híbridos de Problemas
O quarto e quinto caracteres (Número) do código OBD2
A peça final de um DTC é um número de dois dígitos. Este número define o problema exato com o qual você está lidando. Pode ser qualquer número entre 0 e 99.
Como você pode ver, um DTC típico tem cinco caracteres no total, e cada um desses caracteres lhe dá uma descrição.
Por exemplo, se você receber o código P0219, isso significa que o carro tem um motor com excesso de velocidade.
O ‘P’ significa que o problema está no trem de força. O ‘0’ significa que é um código genérico, enquanto o ‘2’ se refere ao sistema de medição de combustível e ar (circuito injetor). Os dois últimos dígitos (19) definem o problema, ou seja, uma condição de excesso de velocidade.
Deseja saber mais sobre códigos e seus significados?
Abaixo está uma lista mais abrangente de códigos OBD2. Como já mencionado, os códigos DTC que começam com ‘P’ se referem ao trem de força. Os que começam com ‘U’ são para a rede e o sistema de integração de veículos. A letra “B” se refere à carroceria do veículo, enquanto “C” é para o chassi.
Navegue abaixo para visualizar cada um dos diferentes códigos que o scanner pode apresentar e o que eles podem significar.
Nota: os arquivos estão em inglês, como 100% da literatura técnica automotiva. Recomendo o uso do tradutor DeepL por ser mais preciso do que o Google Tradutor.
Como baixar: basta copiar os links abaixo e colar em SlideShare Downloader, para baixar gratuitamente.
Código de Falha OBD2 PDF para Baixar (em inglês):
Lista completa com todos os códigos de falha OBD2 PDF P0xxx
Códigos P0xxx – Trem de Força, separados por centenas [PDF]
- P0001 até P0099
- P0100 até P0199
- P0200 até P0299
- P0300 até P0399
- P0400 até P0499
- P0500 até P0599
- P0600 até P0699
- P0700 até P0799
- P0800 até P0899
- P0900 até P0999
- P0A00 até P0AFF
- P0B00 até P0BFF
- P0C00 até P0F00
- P2000 até P2099
- P2100 até P2199
- P2200 até P2299
- P2300 até P2399
- P2400 até P2499
- P2500 até P2599
- P2600 até P26A2
- P2700 até P2799
- P2800 até P2899
- P2A00 até P2F00
- P3000 até P3F00
Códigos genéricos de Chassi, Rede e Corpo (B0xxx,C0xxx,U0xxx) [PDF]
- Lista completa de códigos B (B0001 até B3000)
- Lista completa de códigos C (C0001 até C2000)
- Lista completa de códigos U (U0001 até U3000)
Lista de códigos OBD2 por fabricante [PDF]
- Código OBD2 Chevrolet
- Código OBD2 Ford
- Código OBD2 Hyundai
- Código OBD2 KIA
- Código OBD2 GM
- Código OBD2 Mitsubishi
- Código OBD2 Nissan
- Código OBD2 Toyota
- Código OBD2 VW (Volkswagen)
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